quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Reflexoes de momentos de casalinga ou algumas idéias para meu livro com a Pat

Depois de correr dessa tarefa pouco renomada nos dias de hoje, de casalinga, dona de casa em italiano, depois de ficar 2 meses na Italia estudando o idioma local, outros 3 meses meio enrolando que trabalho, meio enrolando que faço ginastica, resolvi encarar o bicho de frente e ficar aproveitando esse tempo que ajudo a nonna a se recuperar de um problema na coluna para ver como é ser uma dona de casa italiana.

Alguns pontos que percebi observando meu dia a dia e das mulheres donas de casa ao redor:

1. Todos os homens, mesmo sem dizer, adoram que vc cuide da casa. Porém os pontos de vista variam:
-Tem aqueles que acham que essa tarefa é uma obrigaçao da mulher, portanto ela deve fazer tudo sem reclamar
-Outros compartilham a mesma opiniao do dever feminino, mas aceitam reclamaçoes ou preseiteiam em retribuiçao ao serviço realizado
-Os mais moderninhos acham que ela esta de bom humor quando cuida da casa (meu caso) e ficam felizes, contentes, é como um presente...

2. A dona de casa pode se dividir em tres grandes categorias:
- Aquela que faz tudo: Lava, passa, cozinha, limpa,...
- Aquela que se especializa em uma ou duas funçoes e paga outras mulheres para fazer aquilo que é fora da sua especialidade, portanto ou so cozinha, ou so limpa, ou cozinha e limpa, ou cozinha e lava, sao muitas possibilidades de combinaçoes.
- Aquela que faz tudo sem fazer nada, ou seja, cuida da casa, mas paga sempre alguém para fazer tudo: Uma lavadeira, uma passadeira, uma faxineira, compra a comida pronta,... (Na verdade eu sempre fui muito adepta desse estilo, muito comum no Brasil)

3. Por mais que a sociedade tenha mudado, ainda hoje a mulher carrega a responsabilidade da casa, pois é ela quem toma frente nas decisoes domésticas. Isso talvez seja uma herança historia de anos e anos de desenvolvimento dessa tarefa.

4. A mulher realmente desenvolveu uma inteligencia de fazer muitas coisas ao mesmo tempo e a tarefa doméstica ajuda nisso, porque vc pode prestar atençao na comida, na roupa que esta sendo lavada, no telefone que toca, ver as novas mensagens no MSN, tudo ao mesmo tempo, sem interferir no alcance do resultado: Falar com os amigos, ter uma boa comidinha, nao esquecer de estender a roupa.

5. As maquinas atuais ajudam muito para o dever ser cumprido sem muito estresse: maquina de lavar roupa, maquina de lavar louça, instrumentos de cozinha. Imagino as mulheres de outros tempos, tadinhas... Hoje é mais facil enfrentar esse trabalho.

6. Ser dona de casa inclui escolher o que vc e o resto da casa come, nesse caso para quem tem restriçoes alimentares, como eu, tem seu lado positivo: Faço varias comidinhas veggies.

7. Ser dona de casa e fazer a propria comida pode ser uma boa opçao para uma alimentaçao mais saudavel, pois é possivel escolher os fornecedores de alimentos e fazer receitas balanceadas. Se quisermos entrar mais a fundo nessa questao, podemos ainda construir uma horta, mas essa seria uma inclusao de uma nova atividade domestica.

8. Trabalhar muito fora de casa isenta, até certo ponto, as mulheres das atividades domésticas, mas a isençao total acontece quando a mulher trabalha mais que o marido ou ganha mais que o marido. Portanto se vc odeia essas tarefas vc pode procurar um trabalho que te ocupe muito ou que vc ganhe muito.

9. Se vc é homem saiba que a sua familia esperara uma esposa que tenha atençao aos afares domésticos e se vc é mulher saiba que a familia do seu marido esperara o mesmo de vc, mesmo a mais moderninha delas.

10. A melhor forma de uma mulher nao se estressar com essa questao comum entre os casais é:
- Nunca assumir que essa é apenas uma funçao sua, apesar de toda a herança historica.
- Nunca acostumar o marido com toda a mordomia, porque senao nao tem volta.
- So resolver casar com um homem que ja teve uma experiencia de morar sozinho e portanto sabe as dificuldade do dia a dia e se possivel fazer uma prova de morar junto antes do casamento.
- Dividir tarefas.
- Se divertir, colocar uma musica maravilhosa e trabalhar em casa cantando (Devo admitir que nem sempre é possivel, mas devemos contemplar o pensamento Pollyanna)
- Comprar acessorios que facilitem a vida.
- Ter uma casa de um tamanho justo, nao muito grande, para nao ter tanto trabalho.
- Ter apenas uma casa, se decidir ter uma casa de praia ou de montanha, acordar antes sobre todas as tarefas.

Bem, pode ser que nao tenha aprendido tantas receitas e tantos pratos nesses dias, mas minha filosofia doméstica com certeza foi ampliada... Me sinto quase uma daquelas telespectadoras de programas culinarios, quem diria... Luci também na versao dona de casa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho certeza wue vc tá adorando tudo isso. É muito mais chique ser dona de casa na Itália, né! rs
Bj