quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Entendo mais a Italia

Cada dia a mais nessa terra vou aprendendo um pouco mais sobre a Italia, ontem ouvi uma definiçao que achei bem interessante: " A Italia é como a Disney". Como assim?

"Parece maravilhoso, mas é tudo de mentira, é otimo para passar férias, mas ninguém quer viver la". Eu acho isso tudo muito engraçado, porque na verdade é um pais cheio de cultura, mas que esta passando por uma fase muito dificil economicamente e de transformaçao devido à abertura da Uniao Européia para alguns paises do leste europeu e à imigriçao clandestina da Africa.

Acredito que seja um momento de transiçao, de rever o pensamento, de procurar formas de integraçao social, de refenir papéis e de olhar para a frente, apesar de haver tantas pessoas acima dos 60 anos e poucos jovens.

Eu vejo um momento de oportunidade para aprender outras culturas e procurar da melhor forma, estabelecendo direitos e deveres claros, integrar as pessoas que estao fazendo a vida nesse pais e que trazem um passado com outras sabedorias.

Por outro lado se percebe um medo coletivo da populaçao devido ao aumento da violencia e a divulgaçao exagerada dessa nos meios de comunicaçao, abrindo espaço para um pensamento fechado e extremista.

Vejamos como as coisas se desenrolam. Eu estou do lado de uma integraçao equilibrada e vou apoiar, com certeza, medidas nesse aspecto, o importante é tomar uma decisao clara e consciente. Vamos nessa...

2 comentários:

Anônimo disse...

um detalhe - imigriçao clandestina da Africa... da polonia... da russia... do brasil...

:)

Lu Shirakawa disse...

Com certeza o problema é geral!!!! E da para entender que haja um sentimento de discriminaçao, porque a Italia esta sendo invadida...